Lentes de Contato

LENTES DE CONTATO

Lentes de Contato

As lentes de contato como nós conhecemos foram desenhadas pela primeira vez por Leonardo Da Vinci, em 1508. Poucos sabem que esse projeto foi aperfeiçoado em 1823 e finalmente posto em prática somente em 1887, ou seja, quase 400 anos depois que o primeiro projeto de lentes havia sido desenhado.

As primeiras lentes de contato eram pesadas e cobriam toda a superfície do olho, fazendo com que a oxigenação do globo ocular ficasse escassa e seu uso fosse tolerado por apenas algumas horas. Desde então as lentes de contato vêm ganhando muito em tecnologia, inclusive sendo desenvolvidas cada vez mais opções de Lentes de Contato, específicas para as diferentes patologias, além de diversos modelos de lentes Coloridas.

Como Escolher uma Lente de Contato
Uma das dúvidas mais comuns quando decidimos usar lentes é: Como devo escolher minhas lentes de Contato? É imprescindível que você visite um oftalmologista antes de qualquer decisão. Só ele conseguirá identificar a lente mais indicada para o seu caso. Isso porque, você poderá conferir que existem lentes de diversos materiais, que variam conforme o tempo de uso, a patologia em questão (miopia, astigmatismo, etc.), além da sensibilidade dos seus olhos.

Veja Menos
Como Usar Suas Lentes de Contato

O uso de lentes de contato tem a intenção de facilitar a sua vida, além do apelo estético. Todavia, existem diversas recomendações para o uso de suas lentes de contato e é importante ressaltar que essas recomendações não substituem o parecer de um médico oftalmologista, o qual deve ser consultado antes da compra e uso. Confira as principais dúvidas respondidas:

Posso dormir com as lentes de contato?
Não é recomendável dormir com suas lentes de contato. Existem lentes de uso prolongado, as quais favorecem o transporte de oxigênio do ar para a córnea. Porém, ao usar essas lentes durante a noite você estará facilitando o surgimento de alergias ou o desenvolvimento de possíveis doenças.

Quais os principais cuidados devo ter com minhas lentes de contato?
Limpeza e Conservação: Não usar Soro Fisiológico para limpar suas lentes. Para a higienização, existem produtos específicos que você pode conferir aqui;

Manusear as Lentes: Sempre lave bem as mãos antes de manusear suas lentes de contato, fazendo isso você evita que a sujeira das suas mãos entre em contato com seus olhos;

Produtos Químicos: Evite utilizar suas lentes durante o tingimento de cabelo, enquanto lava seu cabelo com shampoos, condicionadores ou cremes.